Este blog, criado a partir do blog leitura com asas, tem como objectivo divulgar trabalhos dos alunos do 1º ciclo, de forma a motivá-los para a aprendizagem e construção de conhecimento. Queremos que os alunos mobilizem e desenvolvam competências nos vários domínios. Pretendemos assim, criar espaço para divulgação de trabalhos, histórias preferidas dos alunos, entre outras, promovendo as literacias da informação, tecnológicas e digitais, tornando-se igualmente um espaço de divulgação e de apoio ao desenvolvimento curricular.



E claro, nem poderia ser de outra forma, a postagem de alguns trabalhos é supervionada pelos alunos.

sexta-feira

Poesia com Pedro Lamares


No passado dia 26 de fevereiro, recebemos na nossa biblioteca, o ator Pedro Lamares. Natural do Porto, foi professor de expressão dramática. É formador nas áreas de expressão dramática e leitura de texto. Dedica-se atualmente ao cinema e a espectáculos itinerantes de poesia e música. 
Foi no âmbito da poesia que esteve com os alunos do 4º ano da Eb1JI de Casaldelo. Esta atividade resultou da parceria entre Biblioteca Municipal e Bibliotecas Escolares de São João da Madeira. 

O Pedro voltará ao nosso agrupamento já em abril.

Para avaliarmos esta atividade recorremos aos alunos…


Eu gostei do exercício de lançamento de voz porque aprendi que devemos usar diferentes modos de falar. (Miguel)


Para falar devemos direcionar o olhar, o que nem sempre é fácil. (Tiago Reis)

Foi uma experiência divertida e teve muita graça. Gostei da história porque foi engraçado saber que o autor não queria ter uma profissão mas ter tempo para brincar. (Tiago Lucas)

As histórias que nos contou foram divertidas. Quando for grande o autor queria ser “Brincador” ou seja brincar com as palavras. Ser escritor. (Tiago Nozelos)

Gostei da história do “Galo” porque a poesia fez-me rir, o que não é muito comum. (Maria João)

A poesia de grupo foi importante porque percebi que ao início ninguém achava que conseguia decorar tudo mas juntos, conseguimos declamar a poesia inteira. Por isso a união faz a força. Se todos trabalharmos em conjunto tudo se torna possível, mais fácil.  (Maria João)

Gostei da ideia do “comboio” ao dizer a poesia porque percebemos que devemos estar atentos a nós e aos outros. (Daniel)

A Poesia não é só exprimir sentimentos mas pode ser uma brincadeira. (Afonso)

A atividade deu-nos “dicas” boas para seguir a vida de ator. (Duarte)

Gostei da atividade toda em si, mas gostei quando nos leu poesias. O Brincador foi  interessante porque às vezes os adultos têm a perspetiva de que o meu filho vai ser Médico, Engenheiro,… vai ser aquilo que os pais querem. Nesta história, o autor mostrou que há profissões muito divertidas, como por exemplo, ser poeta e brincar com as palavras.
 Não mudariamos nada na atividade à exceção do tempo. Gostariamos de ter mais tempo e estar mais vezes com Pedro Lamares para experimentar um teatro.

A atividade foi :
Original Divertida Espetacular
Engraçada Inesquecível Encantadora
Única Preenchida Animadora
Radiante Fabulosa

Adoramos! Nunca estivemos tão próximos de um ator famoso. Sentimo-nos honrados por ter na   Escola, Pedro Lamares, só para fazer uma  atividade connosco

(Alunos de 4º Ano _ Casaldelo)

Sem comentários:

Enviar um comentário