Este blog, criado a partir do blog leitura com asas, tem como objectivo divulgar trabalhos dos alunos do 1º ciclo, de forma a motivá-los para a aprendizagem e construção de conhecimento. Queremos que os alunos mobilizem e desenvolvam competências nos vários domínios. Pretendemos assim, criar espaço para divulgação de trabalhos, histórias preferidas dos alunos, entre outras, promovendo as literacias da informação, tecnológicas e digitais, tornando-se igualmente um espaço de divulgação e de apoio ao desenvolvimento curricular.



E claro, nem poderia ser de outra forma, a postagem de alguns trabalhos é supervionada pelos alunos.

sexta-feira

Leitura com Sentidos


A biblioteca  escolar em parceria com a rede de bibliotecas escolares de São João da Madeira e com a Biblioteca Municipal, propôs a turmas de 2º e 3º anos, e respetivos professores, a participarem na atividade “LEITURA COM SENTIDOS”, durante a semana da leitura.

Esta atividade teve por base a história “O livro negro das cores “ de Menena Cottin, que foi contada pelo Vítor Ferreira, um colaborador cego da biblioteca municipal (Centro de Leitura Especial), uma vez que o livro estava traduzido em português e em Braille.










Os alunos ouviram e questionaram sobre a história de vida do Vítor e viram respondidas algumas das muitas curiosidades que tinham sobre a cegueira. No final, os professores bibliotecários promoveram um workshop sensorial, no qual os alunos, de olhos vendados, tiveram de “se sentir na pele” de um cego, para que pudessem identificar objetos/alimentos.








Sem comentários:

Enviar um comentário