Este blog, criado a partir do blog leitura com asas, tem como objectivo divulgar trabalhos dos alunos do 1º ciclo, de forma a motivá-los para a aprendizagem e construção de conhecimento. Queremos que os alunos mobilizem e desenvolvam competências nos vários domínios. Pretendemos assim, criar espaço para divulgação de trabalhos, histórias preferidas dos alunos, entre outras, promovendo as literacias da informação, tecnológicas e digitais, tornando-se igualmente um espaço de divulgação e de apoio ao desenvolvimento curricular.



E claro, nem poderia ser de outra forma, a postagem de alguns trabalhos é supervionada pelos alunos.

sábado

LIVROS e LEITURAS, CARTAS, FAIXAS E ABRAÇOS

A biblioteca escolar do Agrupamento de Escolas de S. João da Madeira promoveu mais uma vez, durante o mês de Fevereiro, um conjunto de atividades onde toda a comunidade educativa foi convidada a participar com o objetivo de expressarem sentimentos e emoções uns pelos outros. As atividades contaram com Leituras de diferentes histórias que nos falam de afetos. Escolhemos (e recomendamos) as seguintes histórias para este mês: “Apaixonados” de Rébecca Dautremer,  Um dia de História com o Avô Pedro” de Isabel Pereira Santos; “Da horta para a compostagem” de Maria Antónia Azevedo e Música na Floresta de Ana Mafalda Damião. Os três últimos contaram com a animação de Ana Esteves, da livraria/editora Arte em Movimento. Os “Apaixonados” foram dramatizados pelas professoras Teresa Fontela e Teresa Resende, com acompanhamento musical da professora Celina Pinho.
Promoveu-se a redacção de uma Carta de Afectos sob a forma de texto ou desenho entre toda a comunidade educativa. Os pais foram mais uma vez convidados a participar nesta actividade.
O mês dos afectos contou ainda com a actividade Faixa +. Aqui as turmas expressaram as suas emoções e sentimentos na decoração de uma faixa, que serviu de pretexto para decoração das escolas do agrupamento. A equipa das bibliotecas escolares pretendeu sensibilizar alunos, professores e funcionários para a necessidade do contacto humano e social promovendo o Dia do Abraço Grátis, que se realizou em diferentes dias nas várias escolas do agrupamento.

Sem comentários:

Enviar um comentário