Este blog, criado a partir do blog leitura com asas, tem como objectivo divulgar trabalhos dos alunos do 1º ciclo, de forma a motivá-los para a aprendizagem e construção de conhecimento. Queremos que os alunos mobilizem e desenvolvam competências nos vários domínios. Pretendemos assim, criar espaço para divulgação de trabalhos, histórias preferidas dos alunos, entre outras, promovendo as literacias da informação, tecnológicas e digitais, tornando-se igualmente um espaço de divulgação e de apoio ao desenvolvimento curricular.



E claro, nem poderia ser de outra forma, a postagem de alguns trabalhos é supervionada pelos alunos.

segunda-feira

Mês das bibliotecas escolares - Alves Redol


"Se um dia alguém me perguntasse que aprendizagem deveria um jovem fazer para chegar a romancista, se o ofício se ensinasse, eu diria que enquanto a vida lhe não desse todas as voltas e reviravoltas, amores, sofrimentos, repúdios, sonhos, frustrações, equívocos, etc., etc., (...) seria avisado que o mandasse ensinar a sapateiro, não para saber deitar tombas e meias solas, porque nem para tanto ele usufruirá, às vezes, com a escrita, mas para que ganhasse o hábito de padecer bem, amarrado ao assunto durante largos anos, antes que provasse o paladar gostoso de algumas horas de pleno prazer. "        
                                                                                                                                                                                                 Alves Redol



Animated Presentations - Powered by GoAnimate.



Nasce em Vila Franca de Xira, a 29 de Dezembro de 1911.
Apenas com 15 anos lança as suas impressões num artigo que é publicado na “Vida Ribatejana”, semanário da localidade.
No dia 5 de Abril de 1928 embarca no “Niassa” a caminho de Luanda, onde “cheguei de bolsos vazios”…
Escritor empenhado na luta pela melhoria independente das classes trabalhadoras, é preso em 12 de Maio de 1944, debaixo de uma última ameaça, que chega a concretizar-se: nem um lápis nem um papel para escrever: exprimir-se, ele, Alves Redol, traçando os seus pensamentos com as unhas nas paredes das celas.
Morre novo, o grande escritor, a 29 de Novembro de 1969, no Hospital de Santa Maria, depois de muitos dias de padecimento.

Para saber mais… http://www.alvesredol.com

A equipa das Bibliotecas Escolares do Agrupamento de Escolas de João da Silva Correia, com a ajuda fantástica da professora Margarida Lemos, disponibiliza ainda uma série de informação recolhida sobre a vida e obra de Alves Redol.


Sem comentários:

Enviar um comentário