Bibliotecas Escolares no 1º ciclo e jardim-de-infância
Este blog, criado a partir do blog leitura com asas, tem como objectivo divulgar trabalhos dos alunos do 1º ciclo, de forma a motivá-los para a aprendizagem e construção de conhecimento. Queremos que os alunos mobilizem e desenvolvam competências nos vários domínios. Pretendemos assim, criar espaço para divulgação de trabalhos, histórias preferidas dos alunos, entre outras, promovendo as literacias da informação, tecnológicas e digitais, tornando-se igualmente um espaço de divulgação e de apoio ao desenvolvimento curricular.
E claro, nem poderia ser de outra forma, a postagem de alguns trabalhos ésupervionadapelos alunos.
No dia 3 de dezembro assinalou-se o Dia internacional da Pessoa Portadora de Deficiência. A Biblioteca Escolar e a Educação Especial dinamizaram na eb1ji de Casaldelo vários ateliers de sensibilização.
Aqui fica um pequeno registo das atividades que de desenvolveram durante a semana.
A biblioteca escolar disponibiliza um tutorial para animações no Goanimate (http://goanimate.com/).
Experimentem e digam depois se gostaram ou não. A biblioteca sabe que vão adorar.
Podem espreitar no nosso blogue algumas animações que estão disponíveis.
Bom trabalho!
(Agradecemos ao agrupamento de escolas da Charneca da Caparica por disponibilizar o seu tutorial).
"Se um dia alguém me perguntasse que aprendizagem deveria
um jovem fazer para chegar a romancista, se o ofício se ensinasse, eu diria que
enquanto a vida lhe não desse todas as voltas e reviravoltas, amores,
sofrimentos, repúdios, sonhos, frustrações, equívocos, etc., etc., (...) seria
avisado que o mandasse ensinar a sapateiro, não para saber deitar tombas e
meias solas, porque nem para tanto ele usufruirá, às vezes, com a escrita, mas
para que ganhasse o hábito de padecer bem, amarrado ao assunto durante largos
anos, antes que provasse o paladar gostoso de algumas horas de pleno prazer.
"
Nasce em
Vila Franca de Xira, a 29 de Dezembro de 1911.
Apenas
com 15 anos lança as suas impressões num artigo que é publicado na “Vida
Ribatejana”, semanário da localidade.
No dia 5
de Abril de 1928 embarca no “Niassa” a caminho de Luanda, onde “cheguei de bolsos
vazios”…
Escritor
empenhado na luta pela melhoria independente das classes trabalhadoras, é preso
em 12 de Maio de 1944, debaixo de uma última ameaça, que chega a
concretizar-se: nem um lápis nem um papel para escrever:
exprimir-se, ele, Alves Redol, traçando os seus pensamentos com as unhas nas
paredes das celas.
Morre
novo, o grande escritor, a 29 de Novembro de 1969, no Hospital de Santa Maria,
depois de muitos dias de padecimento.
A equipa das Bibliotecas Escolares do Agrupamento de Escolas de João da Silva Correia, com a ajuda fantástica da professora Margarida Lemos, disponibiliza ainda uma série de informação recolhida sobre a vida e obra de Alves Redol.
É com grande entusiasmo que recebemos nas nossas escolas ilustradores para a dinamização de várias oficinas. A rede de bibliotecas escolares de S. João da Madeira tem grande orgulho em ser parceiro da Junta de Freguesia de S. João da Madeira neste evento, que já conta com a 5ª edição.
Com três
palavrinhas apenas escrevemos "Gosto de Ti". A
professora Tânia Sardinha contou-nos uma história fantástica. Reescreveu-a com os
alunos através do mote “Hoje decidi ser escritor”.
No final, utilizando os pedaços
de pano, os alunos ilustraram-na.
Deixamos apenas um cheirinho da fantástica atividade que apela aos afetos.
A biblioteca escolar com a preciosa colaboração da professora Tânia Sardinha recorreu
ao livro “Dá-me um abraço” de John A. Rowe, da Ambar, e às suas ilustrações para dinamizar a hora do
conto. De seguida, foi pedido aos alunos, apelando à criatividade e à relação
interpessoal que os mesmos “inventassem” abraços diferentes do tradicional. No
final foi solicitado que ilustrassem esses mesmos abraços. Aqui ficam algumas imagens deste convivio e leituras partilhadas na biblioteca.
A biblioteca escolar proporcionou uma atividade alusiva
aos 5 sentidos. A nossa querida professora Tânia Sardinha contou a história aos alunos, que por momentos encontraram-se na escuridão com vendas nos olhos, deliciando-se com a história à procura das cores.
Passamos cheiros, sons e texturas pelos alunos,
para que os mesmos percebessem a dificuldade de explicar uma cor quando se é
cego.
Obrigado professora Tânia pela maravilhosa atividade que proporcionou.
Recomendamos vivamente esta leitura obrigatória "O livro negro das cores" de Menena Cottin e Rosana Faria da Bruaá Editora , tanto para crianças como para adultos.
A Rede de Bibliotecas Escolares de S. João da Madeira, desafiou as escolas e turmas a participarem na atividade Twitta-me uma história". As turmas desde o 1º ciclo ao secundário, através de da ferramenta twitter (www.twitter.com) escreveram uma história coletiva e "twittaram-na".
Agora, a Rede de Bibliotecas Escolares de S. João da Madeira colocou as mais variadas histórias a votação no facebook até ao dia 31 de maio.
Aparece no facebook das bibliotecas escolares rbesjm no facebook (www.facebook.com) e vota nas histórias que mais gostas. Pode ser a tua ou a história de algum colega, amigo ou familiar da tua ou outra escola.
A votação dependerá em 50% da votação dos utilizadores do facebook e os restantes 50% serão atribuidos por um júri.
A turma irá receber um prémio
Esta atividade pretende que os alunos utilizem também estas ferramentes digitais de forma pedagógica e lúdica.
Se a tua turma não participou este ano, não te esqueças de participar no próximo ano letivo.
Resultados do Concurso Twitta-me uma história
Após votação do júri, que fez média com a votação do Facebook
registam-se os seguintes vencedores:
1º Ciclo - "No colo da Lua" e "Uma
Visita Assustadora" - em ex-aequo 2º Ciclo - "O João e os Dinossauros". 3º
Ciclo - "A Minha História"
PARABÉNS AOS VENCEDORES E A TODOS OS PARTICIPANTES.
No colo da Lua... esta história coletiva surgiu a partir da atividade Twitta-me uma história. Atividade realizada a partir do twitter com a turma do 3º ano de Casaldelo.
A turma espera que gostem tanto deste livro digital como nós gostamos de escrever coletivamente a história com o professor Luís.
"Hoje, dia 27 de abril fomos à biblioteca da nossa Escola ouvir o senhor Professor Luís a ler um livro muito bonito intitulado «A gigantesca pequena coisa».
Sentamo-nos todos em roda, para vermo-nos uns aos outros. Quando começou a leitura ficamos todos em silêncio para escutarmos a história, porque tínhamos que escrever num pequeno papel a palavra «mágica» do final do livro.
Vimos várias imagens para ajudar a decifrar a palavra mágica. Alguns meninos não escreveram nada, mas muitos de nós andaram lá perto escrevendo palavras do campo lexical da palavra mágica. O nosso colega Gonçalo Pinho acertou em cheio… a palavra mágica era FELICIDADE.
Com FELICIDADE podemos fazer tudo muito bem feito.
A gigantesca pequena coisa era simplesmente FELICIDADE.
Gostamos muito da história, e trabalhamosESTOU FELIZ QUANDO…"
Texto Coletivo, 2 º Ano B da escola eb1.ji das Fontainhas
Parabéns aos meus repórteres de palmo e meio. OBRIGADO... e para mostrar o meu agradecimento, preparei-vos uma animação com o vosso artigo. Espero que gostem.
Durante a Semana Cultural, e no âmbito da Campanha de Poesia à Mesa, as escolas eb1.ji do agrupamento contaram com presença do escritor José Fanha. Esta atividade consistiu na elaboração de poesias criada a partir da conversa dos alunos com o escritor. O escritor também procedeu à leitura de poesias bem como abordou algumas das regras de escrita e métrica na construção dos poemas. A partir do diálogo foram surgindo ideias para a construção de poemas.
A biblioteca desafiou e alunos do 1º ano da eb1.ji de casaldelo aceitaram em partilhar uma leitura com a direção do nosso agrupamento. Assim, os alunos brincaram com o alfabeto e partilharam-no sem saírem da biblioteca da sua escola. Com ferramentas digitais e tecnológicas passamos alguns momentos alegres e dinâmicos.
No âmbito da Semana da Leitura e PNL, os alunos do 2º C da eb1.ji do Parque em conjunto com a biblioteca quiseram partilhar convosco uma leitura e uns dos trabalhos sobre o livro "A girafa que comia estrelas".
Deixamos aqui alguns dos trabalhos realizados no âmbito do Plano Nacional da Leitura na nossa escola... Esperamos que gostem dos nossos trabalhos expostos na Semana da Leitura.
Depois da atividade "Leitura com sentidos" os alunos do 3ºB registaram o encontro com o Vítor. O João, aluno desta, quis partilhar convosco o seu registo...
O trabalho, apenas com a orientação da biblioteca, foi elaborado na totalidade pelo aluno... Parabéns João pelas competências que vais adquirindo.
Queremos que fique um registo no nosso blogue de como ficou bonita a nossa escola eb1.ji das Fontainhas.... A decoração da escola foi da responsabilidade de todos os anos de escolaridade envolvendo professores, alunos e funcionários.
Durante a Semana da Leitura 2012 vieram à nossa escola pais e avós lerem algumas histórias, fizemos leituras partilhadas com as escolas eb1.ji de Casaldelo e Fundo de Vila, estivémos todos a ler e alguns de nós puderam apreciar a sessão leitura com sentidos....
Estamos ansiosos pela Semana da Leitura do próximo ano letivo...
No âmbito da semana da leitura, a biblioteca desafiou as escolas a participarem na atividade LEITURAS PARTILHADAS. Assim, foi possível compartilharem histórias, poesias, lengalengas ou outro tipo de trabalhos relacionados com a escrita/leitura.
Com a intenção de mostrar aos outros colegas de outras escolas do agrupamento o que de melhor sabem fazer, 7 escolas/14 turmas do jardim de infância ao 4º ano de escolaridade partilharam momentos divertidos e dinâmicos…
Contudo, o mais interessante é que não foi necessário sair da sala de aula para entrarem em contato com os colegas das outras escolas agrupamento. Utilizando as ferramentas digitais e tecnológicas desde a internet, quadro interativo ou um simples projetor, as leituras partilhadas foram um sucesso.
O encontro com (e das ) palavras acontece quando as juntamos, construindo sentidos na palavra dita, na palavra escrita, na palavra lida….Ler é essencial ao desenvolvimento completo do Homem. Formar leitores é uma das nobres missões que a Escola tem, formar bons leitores autónomos, exigentes e críticos é uma missão do nosso agrupamento.
Assim, a biblioteca desafiou todas as turmas do agrupamento a participarem na mesma atividade durante a semana da leitura, dedicando 5 ou 10 minutos no início da manhã e no início da tarde TODOS A LER as mesmas palavras.
Agradecemos a participação e o envolvimento que em algumas situações foi mais além do que uma simples leitura. Obrigado agrupamento.
A rede de bibliotecas escolares de S. João da Madeira, dinamizou uma atividade de rede de concelhia durante a semana da leitura para todas as escolas do concelho. Nas escolas eb1.ji do agrupamento, foram escolhidas as turmas do 3º ano para participarem nesta atividade.
Leitura com sentidos teve por base uma história magnífica “O livro negro das cores “ de Menena Cottin foi contada pelo Vítor Ferreira, um colaborador cego da biblioteca municipal (Centro de Leitura Especial). Os alunos ouviram e questionaram sobre a história de vida do Vítor e viram respondidas algumas das muitas curiosidades que tinham sobre a cegueira.
Um encontro com a escritora Ana Oliveira foi o que os alunos do 3º ano das eb1.ji de Carquejido e Conde Dias Garcia puderam desfrutar durante a semana da leitura. Ana Oliveira veio apresentar-nos a sua mais recente publicação “O santo guloso” ilustrado por Helena Veloso.
O santo gulosoconta-nos a história das fogaças e de Santa Maria da Feira e valoriza a importância do cumprimento das promessas…. Mais só com a leitura desta história que nos leva até à época medieval…
No final da sessão que se realizou na nossa parceira Biblioteca Municipal, a autora respondeu a muitas questões colocados pelos participantes (eb1.ji de Espadanal, Carquejido e Conde Dias Garcia) e revelou também as histórias que tem ainda em fase de elaboração para futuras publicações.
De 5 a 9 de março de 2012 decorre a Semana da Leitura no agrupamento de escolas de S. João da Madeira. São várias as atividades transversais a todos os ciclos, envolvendo alunos, professores, funcionários, pais e encarregados de educação, escritores... e todos aqueles que de alguma forma quiserem participar. Envolve também parcerias entre bibliotecas escoalres e biblioteca municpal e os outros agrupamentos de escolas da cidade.
Aqui fica o programa geral de algumas das nossas atividades... BOAS LEITURAS...
Aqui fica o registo da turma do 2º ano da turma B da escola eb1ji das fontainhas relativamente à atividade promovida pela biblioteca.
A equipa da biblioteca escolar agradece esta reportagem e principalmente fica comovida pela recetividade por parte dos alunos ao que a biblioteca propõe. OBRIGADO...
"No dia 15 de fevereiro, pelas 9h 30m tivemos a presença da animadora da editora “Arte e Movimento” Anana nossa escola, encontro promovido pela biblioteca escolar para promoção/leitura do livro “ Da Horta para a Compostagem”.
Foi muito giro a maneira como a senhora animadora contou/leu a história e a mensagem que o livro transmite é muito importante no nosso dia a dia.
Aprendemos que: A amizade e a ajuda entre todos nós é o melhor que pode acontecer numa turma.
Sem amigos não conseguimos ser bons meninos e meninas.
Por fim pintamos um caracol, visto a personagem principal do livro ser o caracol Rodrigo, que sofreu muito nas mãos da lesma… que atacou a sua carapaça. Sabiam que os caracóis têm carapaça para se protegerem de outros animais que tentam magoá-los, é um revestimento muito duro.
"Eli orgulhava-se de saber contar os números desde pequenina. Mas estes números iam só até 3, porque tudo na vida dela parecia só precisar de 3 letras, 3 números, 3 palavras …
Um dia a professora disse que iam contar até 10..." e aqui começou a aventura nas nossas bibliotecas escolares. (imagem e texto retirado de http://www.wook.pt/ficha/a-menina-que-so-sabia-contar-ate-3/a/id/10878842).
Foi assim que as professoras Teresa Resende e Teresa Fontela dramatizaram esta história... com jogos, imaginação e criatividade os alunos fizeram registos fantásticos depois de uma boa história.
A biblioteca escolar do Agrupamento de Escolas de S. João da Madeira promoveu mais uma vez, durante o mês de Fevereiro, um conjunto de atividades onde toda a comunidade educativa foi convidada a participar com o objetivo de expressarem sentimentos e emoções uns pelos outros. As atividades contaram com Leituras de diferentes histórias que nos falam de afetos. Escolhemos (e recomendamos) as seguintes histórias para este mês: “Apaixonados” de Rébecca Dautremer, “Um dia de História com o Avô Pedro” de Isabel Pereira Santos; “Da horta para a compostagem” de Maria Antónia Azevedo e “Música na Floresta” de Ana Mafalda Damião. Os três últimos contaram com a animação de Ana Esteves, da livraria/editora Arte em Movimento. Os “Apaixonados” foram dramatizados pelas professoras Teresa Fontela e Teresa Resende, com acompanhamento musical da professora Celina Pinho.
Promoveu-se a redacção de uma Carta de Afectos sob a forma de texto ou desenho entre toda a comunidade educativa. Os pais foram mais uma vez convidados a participar nesta actividade.
O mês dos afectos contou ainda com a actividade Faixa +. Aqui as turmas expressaram as suas emoções e sentimentos na decoração de uma faixa, que serviu de pretexto para decoração das escolas do agrupamento. A equipa das bibliotecas escolares pretendeu sensibilizar alunos, professores e funcionários para a necessidade do contacto humano e social promovendo o Dia do Abraço Grátis, que se realizou em diferentes dias nas várias escolas do agrupamento.
Proporcionar uma hora do conto musicada foi o objetivo da equipa da biblioteca escolar, ao dramatizar a história “Apaixonados" de Rebécca Dautremer com música ambiente ao som da guitarra. Após a dramatização e interação dos alunos com a história, os alunos puderam "brincalhar" com o tema através da música. Com a ajuda da professora de educação musical e a projeção da letra, os alunos cantaram os apaixonados...
Entusiasmo e a participação ativa por parte dos alunos foi o que sentimos nesta actividade que decorreu para todo o primeiro ciclo em todas as escolas. Destacamos a parceria entre a promoção da leitura e o contato estabelecido entre livro e música.
Durante o mês dos afetos, a animadora de leitura Ana Esteves, em representação da editora Arte em movimento, fez movimentar todos os alunos do jardim de infância ao 6º ano numa maratona de leiturascom asas animadas.
Com histórias para todas as idades, atividades lúdicas e pedagógicas, os alunos tiveram momentos de magia com a simpatia característica da Ana ao dar vida aos livros que nos apresentou, todos de escritores portugueses.
Esta hora do conto animada ficou marcada com as seguintes histórias:
Um dia de História com o Avô Pedro” de Isabel Pereira Santos;
“Da horta para a compostagem” de Maria Antónia Azevedo e
“Música na Floresta” de Ana Mafalda Damião.
E já agora, alguém não se divertiu? Não me parece...
No âmbito do mês dos afetos no agrupamento de escolas de S. João da Madeira, aqui fica uma pequena forma de mostrar como belas ficaram decoradas as escolas com as FAIXAS MAIS. A biblioteca escolar propôs e, agora estão todos de PARABÉNS...
Neste post ficam as várias faixas de todas as eb1ji do agrupamento. Vale a pena visitar as nossas escolas para verem in loco o trabalho realizado por alunos, professores e assistentes operacionais. Esta ativididade teve como objetivos principais expressar emoções e promover o trabalho colaborativo...
A eb1ji de Carquejido resolveu aumentar as faixas decorando apenas uma única. Aqui fica a faixa mais da escola em que "afeto e alegria fazem parte do dia-a-dia"...