Este blog, criado a partir do blog leitura com asas, tem como objectivo divulgar trabalhos dos alunos do 1º ciclo, de forma a motivá-los para a aprendizagem e construção de conhecimento. Queremos que os alunos mobilizem e desenvolvam competências nos vários domínios. Pretendemos assim, criar espaço para divulgação de trabalhos, histórias preferidas dos alunos, entre outras, promovendo as literacias da informação, tecnológicas e digitais, tornando-se igualmente um espaço de divulgação e de apoio ao desenvolvimento curricular.



E claro, nem poderia ser de outra forma, a postagem de alguns trabalhos é supervionada pelos alunos.

sexta-feira

Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor


A biblioteca escolar não quis deixar de sublinhar o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor, no passado dia 23 de abril.

Assim, em parceria com a Bertrand de São João da Madeira, os alunos do 1º ano das eb1ji de Carquejido, Fontainhas e jardim de infância da eb1ji de Casaldelo deslocaram-se à referida livraria para realizem um workshop sobre a profissão de livreiro e OUTRAS PROFISSÕES RELACIONADAS COM O LIVRO... 

Os alunos desempenharam diversas funções, tal como se trabalhassem na livraria. Posteriormente, o professor bibliotecário, dinamizou a hora do conto, recorrendo à história “Um lobo culto” de Becky Bloom e Pascal Biet, da editora Gato na Lua.

Os alunos adoraram a atividade.




Esta atividade permitiu articular e apoiar ao desenvolvimento curricular, uma vez que abordou a temática das profissões, bem como promoveu o livro e a leitura.
 No final a Bertrand ofereceu um diploma no curso de livreiro com a classificação máxima no curso de livreiro e o livro “Bernardo e o Dragão” aos alunos para que possam em casa continuar a caminhada da leitura.
A biblioteca escolar agradece a parceria com a Bertrand de São João da Madeira. 

terça-feira

Livro digital: O Carochão


Myebook - O Carochão - click here to open my ebook
Aqui fica um livro digital com a história adaptada do Carochão, baseada no conto tradicional A Carochinha. Esta história foi dramatizada pelo corpo docente da EB1JI de Carquejido durante a semana da leitura 2013 a todos os alunos desta escola.



As ilustrações foram selecionadas para o livro digital contemplando todos os níveis de escolaridade.

Esperemos que gostem deste livro, realizado a partir da ferramenta digital http://www.myebook.com.