Este blog, criado a partir do blog leitura com asas, tem como objectivo divulgar trabalhos dos alunos do 1º ciclo, de forma a motivá-los para a aprendizagem e construção de conhecimento. Queremos que os alunos mobilizem e desenvolvam competências nos vários domínios. Pretendemos assim, criar espaço para divulgação de trabalhos, histórias preferidas dos alunos, entre outras, promovendo as literacias da informação, tecnológicas e digitais, tornando-se igualmente um espaço de divulgação e de apoio ao desenvolvimento curricular.



E claro, nem poderia ser de outra forma, a postagem de alguns trabalhos é supervionada pelos alunos.

terça-feira

A menina que só sabia contar até 3...

"Eli orgulhava-se de saber contar os números desde pequenina. Mas estes números iam só até 3, porque tudo na vida dela parecia só precisar de 3 letras, 3 números, 3 palavras …
Um dia a professora disse que iam contar até 10..."  e aqui começou a aventura nas nossas bibliotecas escolares.
(imagem e texto retirado de http://www.wook.pt/ficha/a-menina-que-so-sabia-contar-ate-3/a/id/10878842).

Foi assim que as professoras Teresa Resende e Teresa Fontela dramatizaram esta história... com jogos, imaginação e criatividade os alunos fizeram registos fantásticos depois de uma boa história.

Os alunos adoraram.

sábado

LIVROS e LEITURAS, CARTAS, FAIXAS E ABRAÇOS

A biblioteca escolar do Agrupamento de Escolas de S. João da Madeira promoveu mais uma vez, durante o mês de Fevereiro, um conjunto de atividades onde toda a comunidade educativa foi convidada a participar com o objetivo de expressarem sentimentos e emoções uns pelos outros. As atividades contaram com Leituras de diferentes histórias que nos falam de afetos. Escolhemos (e recomendamos) as seguintes histórias para este mês: “Apaixonados” de Rébecca Dautremer,  Um dia de História com o Avô Pedro” de Isabel Pereira Santos; “Da horta para a compostagem” de Maria Antónia Azevedo e Música na Floresta de Ana Mafalda Damião. Os três últimos contaram com a animação de Ana Esteves, da livraria/editora Arte em Movimento. Os “Apaixonados” foram dramatizados pelas professoras Teresa Fontela e Teresa Resende, com acompanhamento musical da professora Celina Pinho.
Promoveu-se a redacção de uma Carta de Afectos sob a forma de texto ou desenho entre toda a comunidade educativa. Os pais foram mais uma vez convidados a participar nesta actividade.
O mês dos afectos contou ainda com a actividade Faixa +. Aqui as turmas expressaram as suas emoções e sentimentos na decoração de uma faixa, que serviu de pretexto para decoração das escolas do agrupamento. A equipa das bibliotecas escolares pretendeu sensibilizar alunos, professores e funcionários para a necessidade do contacto humano e social promovendo o Dia do Abraço Grátis, que se realizou em diferentes dias nas várias escolas do agrupamento.

Apaixonados

Proporcionar uma hora do conto musicada foi o objetivo da equipa da biblioteca escolar, ao dramatizar a história “Apaixonados" de Rebécca Dautremer com música ambiente ao som da guitarra. Após a dramatização e interação dos alunos com a história, os alunos puderam "brincalhar" com o tema através da música. Com a ajuda da professora de educação musical e a projeção da letra, os alunos cantaram os apaixonados...



Entusiasmo e a participação ativa por parte dos alunos foi o que sentimos nesta actividade que decorreu para todo o primeiro ciclo em todas as escolas. Destacamos a parceria entre a promoção da leitura e o contato estabelecido entre livro e música.


Arte em movimento movimenta BEs

Durante o mês dos afetos, a animadora de leitura Ana Esteves, em representação da editora Arte em movimento, fez movimentar todos os alunos do jardim de infância ao 6º ano numa maratona de leituras com asas animadas.
Com histórias para todas as idades, atividades lúdicas e pedagógicas, os alunos tiveram momentos de magia com a simpatia característica da Ana ao dar vida aos livros que nos apresentou, todos de escritores portugueses.

Esta hora do conto animada ficou marcada com as seguintes histórias:
Um dia de História com o Avô Pedro” de Isabel Pereira Santos;
Da horta para a compostagem” de Maria Antónia Azevedo e
Música na Floresta de Ana Mafalda Damião.







E já agora, alguém não se divertiu? Não me parece...




quarta-feira

mÊS doS AFEtos: FAixa maiS

No âmbito do mês dos afetos no agrupamento de escolas de S. João da Madeira, aqui fica uma pequena forma de mostrar como belas ficaram decoradas as escolas com as FAIXAS MAIS. A biblioteca escolar propôs e, agora estão todos de PARABÉNS...

Neste post ficam as várias faixas de todas as eb1ji do agrupamento. Vale a pena visitar as nossas escolas para verem in loco o trabalho realizado por alunos, professores e assistentes operacionais. Esta ativididade teve como objetivos principais expressar emoções e promover o trabalho colaborativo...


Faixa + em Casaldelo




A eb1ji de Carquejido resolveu aumentar as faixas decorando apenas uma única. Aqui fica a faixa mais da escola em que "afeto e alegria fazem parte do dia-a-dia"...

Um bicho estranho...

Olha que olhar olhando encontrei um bicho estranho…

Um bicho estranho, é um livro fantástico da Kalandraka que não tem fim…
Podemos aqui desenvolver atividades com os alunos que permitem desenvolver competências associadas à atenção e concentração, para além de outras.
Foi isso que a biblioteca fez com os alunos do agrupamento do jardim de infância e do 1º ano.
Uma folha branca, um lápis colorido e o livro… à medida que ouviram a história desenhavam o que considerassem ser um BICHO estranho…

Depois foi completar a atividade com um pouco de criatividade e imaginação.


Quem está na casa de banho?

Com a partir da dramatização do livro “Quem está na casa de banho?” de Adrian Reynolds e Jeanne Willis, podemos trabalhar vários conteúdos relacionados com Lingua Portuguesa e formação de utilizadores da biblioteca escolar. Os alunos das várias escolas divertiram-se a ouvir uma história superdivertida dinamizada pelo professor Luís… estava mega divertido a contar esta história…
Os alunos do 4ºC da eb1.ji do Parque quiseram também partilhar convosco uma outra versão da história.
Esperemos que gostem.




para mais informação do livro, consulta http://www.wook.pt/ficha/quem-esta-na-casa-de-banho/a/id/6673794