Este blog, criado a partir do blog leitura com asas, tem como objectivo divulgar trabalhos dos alunos do 1º ciclo, de forma a motivá-los para a aprendizagem e construção de conhecimento. Queremos que os alunos mobilizem e desenvolvam competências nos vários domínios. Pretendemos assim, criar espaço para divulgação de trabalhos, histórias preferidas dos alunos, entre outras, promovendo as literacias da informação, tecnológicas e digitais, tornando-se igualmente um espaço de divulgação e de apoio ao desenvolvimento curricular.



E claro, nem poderia ser de outra forma, a postagem de alguns trabalhos é supervionada pelos alunos.

sexta-feira

Feliz Natal


       O Leitura com asas animadas
       deseja a todos um            
feliz natal.

       Que 2012 seja um ano de
boas leituras.

Os sapatos do Pai Natal

A partir da leitura do conto Os sapatos do Pai Natal de José Fanha, os professores bibliotecários procederam à planificação de uma atividade dirigida aos alunos do JI, 1º e 2º ciclos capaz de estimular o gosto de ouvir contar histórias.
Durante esta semana, de cinco a nove de dezembro, após uma breve visualização de imagens, ouvimos e cantamos histórias em conjunto.

Uma história de Natal

A biblioteca recomenda Uma história de Natal. Esta foi econtada pelos alunos do 3º ano da Eb1.ji Conde Dias Garcia. Os alunos quiseram partilhar com os nossos leitores animados uma história alusiva à época a partir de um livro magnifico com pop ups fantásticos.

Esperamos que gostem.



Feliz Natal




quinta-feira

Não é uma caixa

Com base na história "Não é uma caixa", a atividade realizada pela biblioteca escolar com objetivos claros na promoção da leitura, da criatividade e imaginação, promoção pelo gosto da leitura e escrita, têm sido realizada com alunos do 2º ao 4º anos de escolaridade (claro com diferenças na sua operacionalização).
Os alunos, partindo apenas de algumas ilustrações, reescreveram a história. Escritores e ilustradores recorreram à imaginação e aos seus sonhos para nos contarem uma nova história.
No final, alunos e professores ouvimos duas histórias: a de Antoinette Portis e a das turmas.

domingo

Obrigado, Manuela Mota Ribeiro

Obrigado Manuela.

Sabemos que muitos dos problemas que as sociedades atuais enfrentam com os jovens e alunos, podem ser numa grande maioria, evitados ou minimizados quando escola e pais “remam para o mesmo lado”.  Foi com este mote que saboreamos a sessão orientada pela médica, professora, escritora e mãe no passado dia 30. Esta permitiu que os pais e encarregados de educação possam, em casa, ter um papel fundamental na orientação, supervisão e mediação dos seus filhos e educandos para a preparação e compreensão das suas diferenças e dificuldades.

A sessão foi considerada por todos os presentes, simplesmente fantástica e deliciosa, pela simpatia, profissionalismo e pela partilha de conhecimento da nossa convidada.

A biblioteca escolar em nome dos pais e alunos agradece mais uma vez. OBRIGADO.

Fica aqui um pequeno registo fotográfico bem como a recomendação de algumas leituras para que todos juntos possamos remar em prole do bem estar físico, psíquico e social das crianças.



Manuela Mota Ribeiro recomenda....

Augusto Cury
"Pais brilhantes, professores fascinantes"
"Revolucione a sua qualidade de vida"
 "A saga de um pensador" - romance
............................. 

María Jésus Álava Reyes
"A inutilidade do sofrimento" 
"A arte de arruinar a própria vida"  
............................. 
 Jane Nelsen
"Disciplina positiva"
 ............................. 
Eduard Estivill
"Método Estivill - Um guia rápido para os pais ensinarem os filhos a dormir"
............................. 
 Brazelton
"A criança e a disciplina" e  "A criança e a alimentação"
............................. 
 Luís Rojas Marcos
"A força do optimismo"