Este blog, criado a partir do blog leitura com asas, tem como objectivo divulgar trabalhos dos alunos do 1º ciclo, de forma a motivá-los para a aprendizagem e construção de conhecimento. Queremos que os alunos mobilizem e desenvolvam competências nos vários domínios. Pretendemos assim, criar espaço para divulgação de trabalhos, histórias preferidas dos alunos, entre outras, promovendo as literacias da informação, tecnológicas e digitais, tornando-se igualmente um espaço de divulgação e de apoio ao desenvolvimento curricular.



E claro, nem poderia ser de outra forma, a postagem de alguns trabalhos é supervionada pelos alunos.

domingo

Uma conversa com Manuela Mota Ribeiro

Médica de formação, escritora de paixão... Foi assim que a eb1.ji de Fundo de Vila convidou Manuela Mota Ribeiro para uma conversa com os pais e encarregados de educação desta escola.
Assim desafiamos a Manuela Mota Ribeiro a realizar uma sessão de sensibilização para os pais, na qual permite que os mesmos vejam que em casa têm um papel fundamental na formação dos seus filhos e educandos para a preparação e compreensão das suas diferenças e dificuldades, não mostrando apenas o lado difícil e desanimador dos constrangimentos e dificuldades que os alunos enfrentam, mas que com treino é possível construir novas saídas para o sucesso (académico, mas principalmente neste caso social).


No final pretendemos em conjunto passar a mensagem  que a família deve constituir-se como uma base forte e sólida para treinar os filhos nas relações interpessoais, promovendo valores e comportamentos socialmente coerentes com esses valores.

A biblioteca escolar deixa algumas sugestões de leitura aos pais e professores:







A segunda história coletiva

 Aqui fica o segundo de nove livros coletivos.  Esta história, inicada pela escritora Eva Cruz, contou também com a colaboração das seguintes turmas: 6º A da ES Oliveira Júnior , 5º H EB2/3 de SJM, 3º B da eb1.ji Espadanal , Jardim de infância Travessas e Jardim de infância eb1.ji Casaldelo

quinta-feira

A primeira história coletiva...

Em virtude da parceria estabelecida entre a rede de bibliotecas escolares de S. João da Madeira, aqui fica o primeiro de nove livros coletivos.  Esta história, inicada pela escritora Ana Paula Oliveira, contou também com a colaboração das seguintes turmas: 

Estrela Guia, Centro Infantil S.J. Madeira Grupo 4/5 anos , turma do 2º Ano A  EB1.JI Parrinho, 6º B EB2/3 e turma do 1º ano da Eb1.ji Casaldelo

Livro 3 com fotos

Retrato psicológico de alguns alunos tolerantes...

Com a aproximação do dia da tolerância, a biblioteca escolar apresentou aos alunos, a história “Maurício da Gama é novo cá na escola!". Um excelente livro de David Mackintosh, editado pela Editorial Presença. 

 Este é sem dúvida um livro para aprender a conviver, a fazer amigos e a lidar com a diferença.
Os alunos após a hora do conto, refletiram um pouco e auto-avaliaram a sua personalidade.


Aqui estão alguns dos trabalhos do 4º ano.

quarta-feira

O dia da TOLERÂNCIA... é todos os dias

Aos dezasseis dias de novembro a BIBLIOTECA ESCOLAR em conjunto com a UAE de CASALDELO, em colaboraçao com as assistentes operacionais da escola EB1/JI de CASALDELO assinalou mais uma vez o dia internacional da tolerância. Com o lema “ A beleza exterior pode ser uma ilusão, a verdadeira beleza vem do coração” os alunos puderam assistir a uma peça de teatro, baseada no livro A princesa Feia”, de Luíza Brandão . A iniciativa contou com a colaboração de docentes e funcionários da referida escola e permitiu que alunos do jardim-de-infância e 1º ciclo pudessem desfrutar de um período de imaginação e, ao mesmo tempo, um período de reflexão para com o outro.
Esta actividade através da colaboração da biblioteca escolar com a educação especial, teve continuidade em sala de aula pretendendo chamar a atenção dos alunos e professores para a necessidade de sermos tolerantes.

Aqui fica uma amostra do que se passou na escola. Nós aprendemos e divertimo-nos muito.


sábado

Como pesquisar na internet

A biblioteca deixa-vos outro documento da coleção "como fazer".
Aqui fica um pequeno guião para iniciar a pesquisa na internet com os nossos alunos.



Este é o primeiro guião de dois! É necessário indicar mais alguns passos de acordo com a pesquisa que precisa de ser realizada.

A biblioteca escolar ajuda no que puder...

domingo

4º Encontro Nacional de Ilustração

Foi com muito prazer que as escolas da cidade receberam, pela quarta edição consecutiva, as Oficinas de Ilustração integradas no 4º Encontro Nacional de Ilustração de S. João da Madeira, organizado pela Junta de Freguesia.

Apesar deste projeto envolver tantas instituições, atividades, participantes e ilustradores, a quarta edição do encontro continuou com grande qualidade e o impacte junto da comunidade educativa foi muito positivo.
Nas escolas, as bibliotecas escolares e a RBE-SJM organizaram as oficinas pelas quais passaram 45 ilustradores que, durante os três dias em que decorreram, permitiram aos alunos experienciarem  momentos pedagogicamente muito ricos, envolvendo técnicas, materiais e  conceitos  inovadores.

Assim, consideramos que os objetivos foram alcançados! A adesão de professores e alunos são o reflexo da importância atribuída a este projeto de âmbito regional, no que se refere às oficinas. As sessões dos ilustradores  prestaram um contributo significativo à expressão artística que surge  interligada com o ato de ler, sobretudo na literatura infanto-juvenil.

Depois de auscultados os professores sobre o trabalho desenvolvido, estes mostraram a sua satisfação com esta atividade de parceria, que constituiu uma mais-valia para os alunos.

Assim que possivel disponibilizamos algumas fotografias...

quinta-feira

Não é uma caixa

A Biblioteca recomenda:




Não é uma CAIXA? Então o que é? Usa a iMAGinaçãO. Um livro de Antoinette Portis de Editorial Presença.



 Aqui ficam algumas ideias engraçadas dos alunos. Na hora do conto ouvimos 2 histórias: a de Antoinette Portis e a nossa (o professor Luís fez as perguntas que foram feitas ao coelhinho e nós contamos como imaginamos)...

Primeiro escrevemos a nossa versão sem conhecer o livro. Depois de ouvir o professor Luís a contar a história contamos a nossa versão.
Foi divertido...

Ora vejam como pode ficar engraçado!