Este blog, criado a partir do blog leitura com asas, tem como objectivo divulgar trabalhos dos alunos do 1º ciclo, de forma a motivá-los para a aprendizagem e construção de conhecimento. Queremos que os alunos mobilizem e desenvolvam competências nos vários domínios. Pretendemos assim, criar espaço para divulgação de trabalhos, histórias preferidas dos alunos, entre outras, promovendo as literacias da informação, tecnológicas e digitais, tornando-se igualmente um espaço de divulgação e de apoio ao desenvolvimento curricular.



E claro, nem poderia ser de outra forma, a postagem de alguns trabalhos é supervionada pelos alunos.

segunda-feira

Inauguração da exposição Livros Coletivos

Em nome da Rede Concelhia de Bibliotecas Escolares, queremos agradecer aos convidados e a todos os que estiveram presentes na simbólica inauguração da Exposição "Livros Coletivos" no âmbito do Projecto Educativo Municipal 2010/2011.


Esta atividade contou com a participação dos escritores sanjoanenses Ana Paula Oliveira, Eva Cruz e Josias Gil, diretores dos agrupamentos de escolas de S. João da Madeira, Escola Secundária Serafim Leite, Agrupamento de escolas Oliveira Júnior e Escola Secundária João da Silva Correia. Também estiveram presentes a vereadora da educação da Câmara Municipal bem como o diretor do Centro Comercial 8ªAvenida.
No âmbito das comemorações do Dia Internacional das Bibliotecas Escolares os principais convidados também estiveram presentes: os alunos e professores que se envolveram na concretização deste projeto fizeram-se representar pelas turmas do jardim de infância da EB1.JI de Casaldelo.

Aqui fica um pequeno filme fotográfico do momento. Se quiserem ver a exposição, a rede de bibliotecas escolares de S. João da Madeira agradece.


quinta-feira

Exposição dos livros coletivos

Em nome da Rede Concelhia de Bibliotecas Escolares, convidamos a quem queira estar presente para a inauguração da Exposição "Livros Coletivos" no âmbito do Projecto Educativo Municipal 2010/2011.


Esta exposição, transversal aos vários níveis de escolaridade, desde o jardim-de-infância ao ensino secundário (regime diurno e nocturno) de várias instituições educativas públicas e privadas de S. João da Madeira, contou com a participação dos escritores sanjoanenses Ana Paula Oliveira, Eva Cruz e Josias Gil que deram o mote às histórias agora apresentadas e que nos irão dar a honra da sua presença nesta inauguração.


No âmbito das comemorações do Dia Internacional das Bibliotecas Escolares que se comemora a 24 de Outubro, a inauguração será neste dia 24 pelas 10h30 no Centro Comercial 8ª Avenida (junto à escada rolante do piso 0).

quarta-feira

Corte, colagens, e pinturas

Eis alguns dos trabalhos que queremos divulgar junto dos utilizadores das bibliotecas escolares. Estes trabalhos entre corte, colagem e pintura envolveram alunos do jardim de infância de Casaldelo.
Com a ajuda da educadora, os mais pequenotes indicaram quais os materiais a utilizar para cada animal.
Esta foi mais uma atividade realizada no âmbito do dia do animal.
Que acham dos trabalhos? Nós consideramos que estão fenomenais....


domingo

Hora do conto com Isabel Minhós


No dia 14 de outubro as escolas eb1.JI de Conde Dias Garcia e Casaldelo tiverem nas suas bibliotecas escolares a escritora Isabel Minhós Martins…. O tempo da sua visita voou com se tivéssemos mergulhado nas suas histórias e nos seus livros como que por magia. A sua simpatia contagiante e a sua maneira muito sua de fazer a hora do conto foi simplesmente fantástica.

Obrigado Isabel.

À volta dos livros com Rita Taborda Duarte

No dia 13 de outubro recebemos nas bibliotecas escolares de Carquejido e Fundo de Vila a escritra Rita Taborda Duarte. Passamos momentos muito agradáveis sobre livros. Leituras, histórias e claro, fizemos MUITAS perguntas.
Até deixámos algumas ideias para novos livros e novas histórias… que tal escreveres sobre um menino que vivia numa fábrica de palavras?

Obrigado Rita, ficaremos à espera de outra visita.

Na BE com Manuela Mota Ribeiro

Durante o mês de Outubro celebra-se o mês internacional das bibliotecas escolares e em conjunto com os 50 anos de vida da nossa Biblioteca Municipal (Biblioteca Dr. Renato Araújo), os alunos do 3º ano das escolas do agrupamento de escolas de S. João da Madeira receberam ilustres convidados.
No dia 10 de outubro as Eb1.JI de Fontainhas e Parque receberam nas suas bibliotecas escolares a escritora Manuela Mota Ribeiro.
Entre vários temas abradados, esta escritora, médica de formação, falou-nos do seu novo livro “Edmar, o passarinho albino” e da doença que afeta muitas pessoas em todo o mundo, incluindo Portugal: Albinismo.
Entre este livro, a escritora também escreveu "O jardim de arco-iris" e "Kiko, o dentinho de leite".

Nas Fontainhas fizemos estes desenhos fantásticos para receber a escritora.

Obrigado Manuela, pela simpatia, amizade e pela lição. 


Dia Mundial do Animal

No dia 4 de outubro assinalou-se o dia mundial do animal. A biblioteca escolar não quis deixar passar este dia sem relembrar alguns dos nossos melhores amigos.
Ficam aqui algumas histórias dos nossos alunos do 2º ano da EB1.Ji das Fontainhas.

 
Os alunos do primeiro ano do professor José e da professora Sandra também quiseram participar neste dia. Aqui ficam alguns dos melhores desenhos que fizemos dos nossos melhores amigos.
 

sábado

Formação utilizadores para 1º ano

Iniciou mais um ano letivo e como tal a biblioteca escolar preocupou-se em informar os seus novos leitores do 1º ano. Partindo do livro "Desculpa, mas esse livro é meu" de Lauren Child, Lola e Charlie ensinaram-nos o que é uma biblioteca e o que podemos ou não fazer na biblioteca. Depois o professor Luís e os nossos professores contaram-nos a história.
Aqui ficam alguns nos nossos desenhos para mostrar aos utentes da biblioteca  mais velhos da nossa escola que nós também sabemos os nossos direitos e deveres neste espaço.